FRONT-END

A introdução de dados num Notebook é SEMPRE feita dentro dum objecto designado Célula (Cell). Se o cursor não estiver já dentro de uma Célula, o Front-End encarrega-se de criar uma para receber o que escrevermos. Toda a informação sobre formato dos dados introduzidos é automáticamente incluída na célula, mas fica invisível a menos que se desformate a mesma.

Desformatar e Formatar Células:[Graphics:Images/tmp_gr_1.gif] (ou [Graphics:Images/tmp_gr_2.gif])

[Graphics:Images/tmp_gr_3.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_4.gif]

Caracteres Especiais

O Mathematica aceita todo o tipo de caracteres como parte de texto, dados ou resultados. É possível introduzir caracteres especiais de 3 formas num Notebook:
[Graphics:Images/Aula2_gr_5.gif] Todos os caracteres especiais têm um nome. Por exemplo, \[Alpha] é [Graphics:Images/Aula2_gr_6.gif] ,  \[DoubleContourIntegral] é [Graphics:Images/Aula2_gr_7.gif], \[Infinity] é [Graphics:Images/Aula2_gr_8.gif]
[Graphics:Images/Aula2_gr_9.gif] Ao abrir a paleta Complete Characters no menu [Graphics:Images/Aula2_gr_10.gif] aparecem botões com todos os caracteres especiais. Pressione um botão para inserir o símbolo nele representado no Notebook em que está a trabalhar. Note que quando o cursor está sobre um botão da paleta, o nome do respectivo caracter especial aparece escrito na borda inferior da janela da paleta. 
[Graphics:Images/Aula2_gr_11.gif] Muitos caracteres especiais têm abreviaturas que, quando enquadradas pelos símbolos [Graphics:Images/Aula2_gr_12.gif] introduzidos pela tecla [Graphics:Images/Aula2_gr_13.gif], reproduzem o caracter como se se tivesse escrito o seu nome como indicado antes. Por exemplo, [Graphics:Images/Aula2_gr_14.gif]  é [Graphics:Images/Aula2_gr_15.gif],  ou [Graphics:Images/Aula2_gr_16.gif] que é [Graphics:Images/Aula2_gr_17.gif]. Não surprendentemente, [Graphics:Images/Aula2_gr_18.gif]  é [Graphics:Images/Aula2_gr_19.gif]. Nas paletas referidas no método anterior também aparece escrito na borda inferior da janela da paleta a abreviatura dum caracter especial quando se coloca o cursor sobre o respectivo botão. 

Botões e Paletas

No Mathematica é possível criar "Teclas Virtuais" que designaremos por Botões. A função mais frequente dum botão é a de inserir, na posição do cursor de texto, o símbolo ou a função codificada nesse botão. Por exemplo: [Graphics:Images/tmp_gr_20.gif] quando pressionado, insere [Graphics:Images/tmp_gr_21.gif]. Paletas são Notebooks especiais que agrupam por assunto colecções destes botões.
Para criar um botão:
Utilize o menu [Graphics:Images/tmp_gr_22.gif] para criar um molde como [Graphics:Images/tmp_gr_23.gif].
Seleccione e escreva sobre o quadrado vazio □  que aparece dentro do butão.
Seleccione o botão inteiro e torne-o activo usando o menu [Graphics:Images/tmp_gr_24.gif] .
Para criar paletas:
Utilize o menu [Graphics:Images/tmp_gr_25.gif] ou a combinação de teclas [Graphics:Images/tmp_gr_26.gif].
Indique na janela que aparece quantas linhas e colunas deve ter a paleta e dê [Graphics:Images/tmp_gr_27.gif]. Obterá, por exemplo,
[Graphics:Images/tmp_gr_29.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_31.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_31.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_31.gif]
Edite cada butão da palete. Torne tudo activo usando o menu [Graphics:Images/tmp_gr_32.gif].

Texto, HyperLinks e Numeração

 
O texto introduzido num Notebook pode ser formatado de inúmeras formas, geralmente seleccionando e usando os menus adequados para o efeito. Por exemplo:
[Graphics:Images/tmp_gr_33.gif]  Isto é um texto. [Graphics:Images/tmp_gr_34.gif][Graphics:Images/tmp_gr_35.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_36.gif]Isto é um texto.Isto é um texto.

No meio de texto que não seja do estilo "Input", expressões bidimensionais como [Graphics:Images/tmp_gr_37.gif][Graphics:Images/tmp_gr_38.gif] ou [Graphics:Images/tmp_gr_39.gif] são introduzidas directamente mas o Front-End cria automáticamente sub-células (Inline Cells) na célula de texto. (Para criar uma destas sub-células vazia use [Graphics:Images/tmp_gr_40.gif].)  Em células do estilo "Input", apenas se devem escrever dados para avaliação pelo Kernel do Mathematica, e embora se possa ainda formatar o que aí se escreve, esta formatação é ignorada na avaliação, com as seguintes excepções:


[Graphics:Images/tmp_gr_41.gif]
 

Qualquer texto numa célula se pode transformar num "hyperlink" apontando para outras células no mesmo Notebook, ou para outros Notebooks ou mesmo para URLs na Internet. Basta seleccioná-lo e usar [Graphics:Images/tmp_gr_42.gif] e definir o alvo desejado.
Numeração Automática:
Por vezes é conveniente "etiquetar" Células e "enumerar" Equações  para poder rápidamente localizá-las e vizualizá-las. Para isso existem comandos [Graphics:Images/tmp_gr_43.gif] (ou [Graphics:Images/tmp_gr_44.gif] )  que permitem dar nomes a células (por ex. def_1) e posteriormente referenciá-la (mesmo que doutro notebook) por via dum "hyperlink" com o seu nome [Graphics:Images/tmp_gr_45.gif].

A enumeração automática de certas células (em particular Capítulos, Secções e Equações ou Gráficos) é um pouco mais complexo.
 

Formatos de Exportação: TeX, HTML

 
É possível exportar  Notebooks inteiros para documentos HTML ou [Graphics:Images/tmp_gr_51.gif], usando por exemplo o menu [Graphics:Images/tmp_gr_52.gif] ou [Graphics:Images/tmp_gr_53.gif]. Note-se que no caso de [Graphics:Images/tmp_gr_54.gif], torna-se necessário editar o documento gerado para incluir estilos auxiliares (notebook.sty, notebook2e.sty, wrisym.sty)  que incluem definições para os símbolos e "fonts"  usados pelo Mathematica.  Adicionalmente  é possível usar funções para o mesmo efeito:
[Graphics:Images/tmp_gr_55.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_56.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_57.gif]
Gráficos podem igualmente ser exportados para documentos PostScript (eps) selecionando-os e fazendo [Graphics:Images/tmp_gr_58.gif] ou ainda usando a função [Graphics:Images/tmp_gr_59.gif]
Nos comandos anteriores "format" pode ser qualquer um de:
[Graphics:Images/tmp_gr_60.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_61.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_62.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_63.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_64.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_65.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_66.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_67.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_68.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_69.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_70.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_71.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_72.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_73.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_74.gif] Macintosh PICT. 
[Graphics:Images/tmp_gr_75.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_76.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_77.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_78.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_79.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_80.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_81.gif] Encapsulated PostScript with TIFF preview.
[Graphics:Images/tmp_gr_82.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_83.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_84.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_85.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_86.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_87.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_88.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_89.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_90.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_91.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_92.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_93.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_94.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_95.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_96.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_97.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_98.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_99.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_100.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_101.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_102.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_103.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_104.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_105.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_106.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_107.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_108.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_109.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_110.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_111.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_112.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_113.gif]
[Graphics:Images/tmp_gr_114.gif] [Graphics:Images/tmp_gr_115.gif]

(A seguir ...)

Módulo Central (Kernel)


Converted by Mathematica      © Amaro R. Silva, Prof. - IST March 13, 2001